anuncio

The Climb


REVIEW

Escrita por Jessi Alexander e Jon Mabe, produzida por John Shanks, adaptada e remixada por Jeff Rothschild e cantada por Miley Cyrus, “The Climb” foi o primeiro single da trilha sonora para o filme “Hannah Montana: O Filme”, e foi lançado antes do filme para sua divulgação.
A canção foi lançada oficialmente na Radio Disney em 21 de Fevereiro de 2009, como transferência digital em 05 de Março, para os países e estações de rádio em 09 de Março, e finalmente nas estações de rádio, Christian, em 28 de abril.

“The Climb” é uma balada que lamenta as lutas da sua vida enquanto fala de uma parte otimista:

“Não é sobre o quão rápido eu chegar lá / Não é sobre o que espera do outro lado / É a escalada”

.

Sobre a criação da música, Jessi Alexander disse:

“Eu estava dirigindo para o trabalho um dia. É apenas um dia típico, nada de especial naquele dia. E eu só tinha essa melodia na minha cabeça. E eu não pude chegar ao meu co-compositor Jon Mabe ou a minha guitarra rápido suficiente, porque eu só queria tocar o que eu estava ouvindo. E as letras tipo começaram a vir, eu acho que para nós dois, sendo underdogs no meio empresarial. Meu co-escritor foi um songplugger, só virou compositor, e eu tinha registro de ofertas, e altos e baixos no mundo da música. Acho que para nós dois, só viemos de um lugar, você sabe, ‘não é uma competição’. -Jessi Alexander

Alexander descreveu que a música original era “mais espiritual” do que a versão que foi lançada, e disse que continha linhas sobre a oração. No entanto, ela alegou que ela sabia que era pop e adequados para a The Walt Disney Company.

Antes de chegar a Cyrus, a música havia sido rejeitada por vários artistas do país. Ela acabou por ser aceita por Peter Chelsom, diretor de “Hannah Montana: O Filme”, que lhe deu a Cirys para gravar para o filme. Depois de ouvir música de Alexandre, Chelsom pediu-lhe para apresentar as canções, para apreciação. Alexandre gravou “The Climb” em um CD e deu a ele. Várias semanas depois, Chelsom ligou para dizer que “a música ia ser uma parte integrante do filme”. No entanto, ele queria que Mabe e Alexander mudassem um pouco o tema da música e mudassem também a música da terceira para a primeira pessoa.

Depois de uma série de projetos, Mabe e Alexandre finalmente criaram uma versão que sentiam que seria “perfeita para o filme”.
Após receber a proposta final, os cineastas disseram aos compositores, “Isso é perfeito para Miley, vai mudar sua vida!” Chelsom comentou que a canção estava no nível do filme, e que estava dentro do alcance vocal de Miley. Tal como acontece com as outras músicas caracterizadas em “Hannah Montana: O Filme”, a canção é “bem tecida na história do filme e dos personagens”. No filme, Cyrus interpreta Miley Stewart, uma personagem com uma secreta vida dupla como estrela de Hannah Montana. Manter este segredo causa problemas entre Miley e muitos dos outros personagens do filme, e deixa Miley confusa. Ela expressa as suas emoções ao escrever “The Climb”.

“A música é a sua jornada, as lições que ela aprendeu no filme. É uma história épica […] que encapsula a viagem de Miley e a mensagem do filme. ”
– Alfred Gough, produtor de cinema

Sobre “The Climb”, Miley declarou:

“‘The Climb’ é muito importante porque pode está relacionada com a vida de tantas pessoas, pode ser sobre um relacionamento, espiritual, sobre momentos de tentativas, saúde, amigos, família, qualquer coisa. Pode estar relacionada a tantas coisas diferentes. Então, ela poder sair pelo mundo como saiu, finalmente ter uma música que é puramente baseada em coisas positivas, é muito importante.
Eu concordo que Party In The USA foi uma transição pra mim, mais do que qualquer outra música, mas de novo, acho que o que deu essa abertura foi The Climb, porque as pessoas viram que eu não estava apenas cantando sobre coisas que não importam, porque eu acho que tem tantas assim na indústria da música hoje, sabe, você canta isso porque te mandaram, e não é isso, é sobre lidar com as coisas no momento, é algo que tem significado pra mim. Então, The Climb, é muito importante pra mim. E depois, eu tive que fazer uma música (Party In The USA) que combinasse com a minha linha de roupas, abrisse as portas para as pessoas verem que eu estou em indo em uma nova direção, e que também está relacionada com algumas coisas que acontecem na minha vida, então foi meio que perfeito.”

VIDEOCLIPE

Matthew Rolston dirigiu o vídeo da música, que estreou na página da Miley Cyrus no MySpace em 11 de fevereiro de 2009. No início Miley aparece segurando uma guitarra e uma mala e ela começa a andar para baixo em um longo caminho que se estende através de um vale. No final do vale, o sol irrompe em uma montanha distante. A cena inteira é reforçada com imagens geradas por computador. Ela teve o cabelo preso num coque e vestiu um casaco de viagem, uma camiseta regata cinza e botas de cowboy. Em um ambiente separado, Cyrus, vestindo uma camisa de manga curta cinza e os cabelos soltos, começa a cantar “The Climb” debaixo de um holofote azul em um quarto roxo. Também aparecem vinhetas de “Hannah Montana: The Movie” enquanto ela anda no caminho. Em seguida, ela pega uma rosa caída no caminho, e em seguida, atira para trás. Quando o vídeo avança, ela também vê coisas, como uma manada de cavalos e uma estrela cadente cruzar seu caminho. Na nova versão do vídeo, Miley aparece dançando em um quarto roxo com uma contagem regressiva ou, ocasionalmente, clipes de filmes projetados na parede atrás dela. A chuva começa a cair no caminho. Cyrus põe sua jaqueta, caso a guitarra, mala e botas, e continua a partir somente com seu violão preso ao seu ombro. Quando o vídeo termina, ela finalmente alcança o cume de uma avermelhada montanha e olha sobre a borda do penhasco para ver o sol brilhando sobre um lago cintilante.

Saiba mais detalhes do clipe clicando aqui.

DESEMPENHO

“The Climb” é o “primeiro lançamento solo para os países com rádios” pois seu primeiro lançamento não foi solo e sim em um dueto com seu pai, Billy Ray Cyrus, com a música “Ready, Set, Don’t Go” em 2007.
A canção estreou na 48ª posição sobre o Hot Country Songs chart na semana de 14 de Março de 2009. Ele se tornou o seu primeiro single solo no Top 40 nos países com Charts.
Pelo chart da semana de 21 de Março de 2009, o single estreou na 6ª posição na Billboard Hot 100 como o Hot Shot-Shot da semana, devido a uma forte onda de downloads digitais e airplay, dando o seu mais alto chart de Miley.
Desde então tem culminado na 4ª posição sobre o Hot 100. “The Climb” também se tornou um grande hit de airplay nos E.U.A, atingindo o topo 5 em Mainstream Top 40 de rádio.
A canção na 1ª posição no Hot Adult Contemporary Tracks Chart, fez com que Miley Cyrus se tornasse a segunda pessoa mais jovem no topo desse Chart após LeAnn Rimes com “How Do I Live”, em 1997.
Sem nenhuma promoção, “The Climb” entrou no UK Singles Chart, na 82ª posição em 22 de Março de 2009 e até agora está na 11ª posição, subindo então 71 posições, tornando Miley quarto consecutivo Top 30 Hit no país, ao lado de “See You Again (Rock Mafia Remix)”, “7 Things” e “Fly On The Wall”.
Pelo Irish Singles Chart a canção estava na 43ª posição, mais se encontra agora na 11ª posição, subindo 32 posições.
Na Austrália, a canção entrou na 46ª posição e que atualmente se encontra na 5ª posição, tornando Miley a terceira cantora jovem a alcançar o Top 5.
Na Nova Zelândia a canção entrou na 25ª posição, se encontrando agora na 12ª posição, não conseguindo entrar no Top 10.

A partir de Julho de 2009, a canção cresceu muito, tal como alcançar a posição na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos. Miley é a “única top-cinco da tabela até a data”. A canção foi o primeiro lançamento de Miley em rádios cristãs, e seu primeiro lançamento solo para países com as rádio. A música também foi remixada por alguns países em formato para as rádios, como nos E.U.A, por exemplo, o país misturou o tambor ciclo, acrescentando um violino ciclo, com um violão de aço, reforçou as guitarras e os vocais.

    Australian Singles Chart | #5
    Austrian Singles Chart | #30
    Belgian Tip Singles Chart (Flanders) | #11
    Belgian Tip Singles Chart (Wallonia) | #18
    Canadian Hot 100 | #5
    Czech Singles Chart | #17
    Danish Singles Chart | #37
    Eurochart Hot 100 Singles | #25
    French Singles Chart | #16
    German Singles Chart | #41
    Irish Singles Chart | #11
    New Zealand Singles Chart | #12
    Norwegian Singles Chart | #5
    Polished Music Charts | #24
    Spanish Singles Chart | #46
    Swedish Singles Chart | #40
    Swiss Singles Chart | #40
    UK Singles Chart | #11
    U.S. Billboard Hot 100 | #4
    U.S. Hot Country Songs | #25
    U.S. Pop 100 | #7
    Billboard Hot Adult Contemporary Track | #1
    Billboard Pop 100 | #4
    Brasil Hot 100 Airplay | #4

CERTIFICADOS

    Australia | Platina
    Canada | 3× Platina
    New Zealand | Ouro
    United Kingdom |Prata
    United States | 2x Platina

DIVULGAÇÃO

“The Climb” foi uma das músicas de maior divulgação por parte de Miley e seus produtores. De início, ela fez a primeira performance da canção no evento Kid’s Inaugural: We’re the Future, dia 19 de Janeiro de 2009. A repercussão foi grande, já que o evento fazia parte da posse do presidente Barack Obama. Depois disso, ela participou de premiações, festivais, shows, programas de TV, etc:

    19 de Janeiro de 2009 – Kid’s Inaugural: We’re the Future, Posse do presidente Barack Obama
    03 de Abril de 2009 – Tonight Show With Jay Leno (Programa de TV)
    15 de Abril de 2009 – American Idol (Programa de TV)
    15 de Abril de 2009 – Country Music Awards
    24 de Abril de 2009 – Inauguração da Loja da Apple em Londres
    07 de Junho de 2009 – A Time for Heroes(Show Beneficente)
    25 de Outubro de 2009 – City of Hope (Show Beneficente)
    05 de Dezembro de 2009 – Jingle Bell Ball Day em Londres
    28 de Abril de 2010 – Make a Wish no shopping The Grove (Evento Beneficente)
    29 de Maio de 2010 – Rock in Rio Lisboa
    1 de Junho de 2010 – Show no Universal Mobile em Paris
    5 de Junho de 2010 – Show na boate G.A.Y Heaven em Londres
    6 de Junho de 2010 – Rock in Rio Madri
    22 Junho de 2010 – Show Beneficente em Nashville
    20 de Novembro de 2010 – Inauguração da Loja Microsoft em Washington
    04 de Dezembro de 2010 – Performance no Trevor Live
    24 de Julho de 2011 – Starkey Hearing Gala
    11 de Dezembro de 2011 – CNN Heroes: All-Star Tribute

“The Climb” era a música mais aguardada durante a primeira turnê internacional de Miley, a Wonder World Tour. Sendo assim, ela foi deixada por último. Miley vestia uma simples roupa branca para mostrar a simplicidade e, ao mesmo tempo, a profundidade da música:

Clique aqui para conferir um conteúdo super especial da Wonder World Tour.

Essa canção foi, sem dúvida, a mais emocionante da Gypsy Heart Tour, terceira turnê de Miley, segunda mundial. Isso pode-se dizer porque Miley estava visitando todos aqueles países da turnê pela primeira vez e os fãs sentiram que realmente a subida é difícil, mas chegaram lá: conseguiram ter Miley em seus países. A canção foi a última antes do retorno de Miley para o encore:

Clique aqui para saber um pouco mais sobre a Gypsy Heart Tour.

CURIOSIDADES

  • “The Climb” foi indicada a Melhor Canção de Filme no Grammy Awards. Porém, antes da premiação acontecer, a indicação foi retirada. Segundo os júris, “a música não foi escrita especificamente para o filme ‘Hannah Montana: The Movie’, o que foge da descrição da categoria”.
  • “The Climb” ganhou “Melhor Canção de um filme” no MTV Movie Awards 2009 e um “Music Choice: Single” no Teen Choice
  • No YouTube, The Climb bateu recordes. E ficou em 2° lugar no ano de 2009 nos vídeos musicais mais vistos do site
  • O single venceu em 2009 o MTV Movie Awards de Melhor Canção de Um Filme
  • Em 2009, o clipe recebeu uma indicação ao MuchMusic Video de Melhor Vídeo de Artista Internacional, mas perdeu para o vídeo de Lady Gaga para a música “Poker Face”.
  • A atriz Kristen Stewart, conhecida por interpretar Bella Swan na saga de Crepúsculo, revelou em uma entrevista que The Climb é sua canção favorita da atriz.
  • O videoclipe apresenta também uma versão alternativa a qual remove todos os flashs das cenas de Hannah Montana: O Filme.
  • A canção foi à música mais popular a ser escolhida para as audições da nona temporada do reality American Idol.